Looks fofos e divertidos para o seu pet

Roupas, laços, sapatos e afins. Seu pet mal chegou em casa e já tem um guarda-roupa completo à disposição. Que os peludos ficam graciosos com esses acessórios, não há dúvidas. Mas será que tantos apetrechos atrapalham os animais ou, ainda, fazem mal à saúde deles?

USO LIBERADO

Segundo Rodrigo Lamas Lopes, médico veterinário da Clínica Veterinária Tatuapé, o uso de roupas é relativo. “Em animais sadios não há proibição. A restrição fica por conta daqueles que sofrem com doenças de pele, como a dermatite, pois o acessório diminui a oxigenação da pele e pode piorar o problema.” Se o seu pet se enquadra nessa condição, a roupinha deve ser utilizada esporadicamente, apenas para rápidos passeios, e retirada assim que chegar em casa. Além disso, o especialista aconselha a verificar se a pelagem está totalmente seca antes de colocar a vestimenta. Os animais de pelagem curta podem usar e abusar das peças, desde que mantenham a escovação em dia, para não correr risco de se formarem nós, e o dono esteja atento ao comportamento do pet. Sinais como inquietação ou imobilidade demonstram desconforto.

TENDÊNCIAS DA MODA

Para deixar seu bichinho de estimação muito estiloso, os fabricantes de roupinhas para pets ficam de olho nas tendências da moda humana.

COMBINAÇÃO PERIGOSA

O esteticista animal Jonathan Skolimoski, de Santos-SP, alerta quanto ao risco do uso pouco comedido de roupas e acessórios em cães de pelagem longa“Com intenção de demonstrar afeto, os donos pecam pelo exagero. A roupa deve ser utilizada em alguns momentos, como em passeios ou festas, não todos os dias. Skolimoski afirma ainda que oschamados “cães de neve”, como o Husky Siberiano e o Samoieda, já contam com proteção natural contra o frio. “São animais que têm três camadas de pelos, suficiente para que sobrevivam a um inverno rigoroso. Se a intenção ao utilizar roupas é aquecer o bicho, não hápor que se preocupar. Eles ficam muito bem sem elas”, garante. Assim, se você é avesso ao uso de roupinhas até durante as baixas temperaturas, a dica é deixar o pelo do seu pet crescer para que, com a pelagem natural, ele fique mais confortável. O ideal é que o animal tenha acesso a ambientes fechados durante a noite, evitando correntes de ar e intempéries.

CÃES MAIS SENSÍVEIS

Outro problema muito comum é a alergia a tecidos, uma questão que independe da época do ano ou da temperatura local. Lopes conta que é alta a incidência de alergia ao algodão, que vem acompanhada de uma série de sintomas, como coceira, pápulas (áreas avermelhadas e redondas) e, em casos mais raros, inchaço de lábios, olhos, orelhas eaté sufocamento. Caso isso aconteça com seu pet, a sugestão é tirar a roupa do animal e levá-lo imediatamente a um médico veterinário de confiança. A alergia pode vir também devido ao uso de químicas na hora da lavagem das roupinhas do animal de estimação. Por isso, o melhor é que as roupas dos pets sejam lavadas com sabão neutro ou até sabão de coco.

CALÇADOS QUE PROTEGEM

Ao contrário do que muitos pensam, os sapatinhos não são acessórios prejudiciais e podem até ser recomendados por veterinários em algumas situações, como, por exemplo, após cirurgias nas patas ou dedos, pois evitam que o animal lamba as cicatrizes ou que as bactérias tenham acesso ao local, impedindo infecções. Outra grande utilidade dos sapatinhos é a proteção contra o chão extremamente quente. Em dias de muito calor, um simples passeio no parque ou mesmo nas calçadas pode causar sérios ferimentos e queimaduras nas almofadas das patas (coxins). “Cortes, queimaduras, descolamento da pele dos coxins, bolhas e feridas podem resultar em infecções, e a cicatrização costuma ser lenta, em razão da constante pressão colocada na pata quando o cão anda ou fica em pé”, explica Lopes.

Publicado por Revista Meu Pet. Para ler a matéria completa clique em Roupas para cães: usar ou não usar

Que tal fazer você mesmo?

a33fa0e78947a1571602d5bc359aeb9f

Fotos do Pinterest

Quer mudar o visual, aprender a valorizar o seu tipo físico e aproveitar melhor o seu guarda-roupas? Faça uma consultoria de imagem pessoal comigo! Sinta-se mais bonita e confiante e muitas portas se abrirão!
Para saber mais sobre o meu trabalho de personal stylist, visite:

Vanessa Lima: consultora de imagem

Siga-nos no Facebook: Banho de Estilo

logo-facebook

Anúncios

3 comentários sobre “Looks fofos e divertidos para o seu pet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s