10 regrinhas de etiqueta que ajudam a tornar o mundo um lugar mais agradável

Falar de etiqueta numa época em que as pessoas não tem educação, parece que é o mesmo que querer ensinar corrida com obstáculos a uma criança que ainda não sabe andar. Antes da etiqueta, vem a educação. Ser educado é saber viver em sociedade, em outras palavras, ser civilizado. A etiqueta vai além da educação básica, é ser gentil e amável com os demais.
Infelizmente, muita gente acha que etiqueta é frescura, coisa de gente superficial e esnobe. Esse equívoco acaba prejudicando a imagem pessoal.  Pessoas gentis são mais admiradas e estão sempre  cercadas de pessoas, porque é agradável ficar na companhia delas.
Estudos comprovam que pessoas gentis são mais felizes!

Aí vão algumas regrinhas de etiqueta que não custa nada seguir:

1. Não fique mexendo ou falando ao celular quando estiver fazendo alguma refeição com alguém. Se o telefone tocar, peça licença, atenda e diga que liga mais tarde ou seja breve. Mas se as ligações forem muitas, não atenda, deixe no silencioso e retorne depois.
2. Não ria escandalosamente, não fale alto e nunca grite! (só trancado sozinho dentro do carro com o vidro fechado para aliviar o stress…rs)
3. Se alguém te convida para ir a um restaurante, prepare-se para dividir a conta. A menos que a pessoa diga: “Eu pago” ou “Você é meu convidado”.
4. No cinema, quando for se sentar e precisar passar por bancos ocupados, passe de frente. Não passe com  o seu traseiro na cara das pessoas.
5.Quando se encontrar com alguém que não vê há algum tempo, mande uma mensagem dizendo que gostou muito de revê-la e que gostaria que se encontrassem mais vezes.
6.Agradeça os presentes que recebe assim quando receber. Se for numa festa, envie uma mensagem ou cartão agradecendo. Lembre-se de citar o presente para que a pessoa saiba que você sabe o que ela deu.
7. Elogie as pessoas. O ser humano gosta de ser elogiado. Todos têm alguma característica ou atitude que merece ser elogiada. Mas o elogio tem que ser sincero, pois elogio falso fica evidente e é pior do que não falar nada. Elogie de verdade e com moderação para não parecer puxa-saco.
8.Abra a porta para os outros, dê passagem, se ofereça para carregar um pacote, diga “por gentileza” e “muito obrigada”, enfim seja gentil.
9.Não visite ninguém sem antes avisar. A menos que seja alguém muito próximo e que você tem certeza que não se importa em te receber de pijamas.
10. Se alguém te ofender, não arme um barraco, ignore e saia andando. Não desça ao mesmo nível. Saia por cima.

Veja também:

Dicas para não fazer feio no cinema

Etiqueta no metrô

Etiqueta no escritório

Por que a etiqueta pode te ajudar a ser mais feliz

 

Siga-nos no Facebook: Banho de Estilo

logo-facebook

Vanessa Lima: consultora de imagem

Anúncios

2 comentários sobre “10 regrinhas de etiqueta que ajudam a tornar o mundo um lugar mais agradável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s